are you tired of this? then return to latest posts
De certeza que muita gente já viu a palavra feeds em vários sites e ficou sem perceber o que realmente significava. O que são então estas coisas das quais tanta gente fala?
Já outros o fizeram, mas agora vou eu tentar dar a minha explicação e quissá um empurrão a esta tecnologia para que seja mais rapidamente adoptada pelos mais leigos em informática.
Se estiver a pensar coisas de informática não são comigo
, por favor, continue a ler. Esta entrada é para si.
Há quem goste de traduzir feeds para alertas e quanto a mim, parece-me bastante correcto, apesar de subscrições também fazer sentido. Há ainda outros termos: feed XML, fio RSS (usado no Brasil – obrigado João), subscrição e mais alguns que desconheço.
Basicamente, são alertas de que um determinado site tem novo conteúdo, seja uma nova entrada (blogs), uma nova notícia (jornais online), etc.
Como está ilustrado na imagem, sempre que há um novo item – chamemos-lhe assim por agora – no site, a respectiva feed é actualizada e esta é lida por programas que notificam o utilizador que há uma actualização no site em questão.
Sem estes alertas, sempre que um utilizador do site queira saber se há novidades tem de se dirigir ao endereço deste, ver a página e verificar se há ou não novos items. Com estes alertas, pode-se utilizar um programa/cliente que irá agregar alertas de vários sites e sempre que qualquer um deles é actualizado o utilizador é alertado e dirige-se ao respectivo site. Isto poupa imenso tempo e assim nunca se perde pitada do que se passa nos nossos sites favoritos.
(Já iremos ver mais à frente que programas/clientes devem ser usados)
Boa pergunta.
Cada feed/alerta tem um endereço próprio – similar ao de uma página da Internet – e pode ser identificado de várias maneiras. Normalmente, os sites que têm feeds disponibilizam um botão rectângular de cor laranja com algumas letras ou desenhos em branco – como os botões que se encontram à direita.
Para encontrarem o endereço da feed, cliquem com o botão direito nesses botões e copiem o link para depois colarem no vosso programa/site agregador. Ou então, cliquem neles e observem para que endereço são levados. Esse endereço aponta para a feed em questão.
Podem ainda obter o endereço do alerta se se depararem com uma página com este aspecto:
(ou se encontrar um aviso na página dizendo que é uma feed – tal como nas minhas feeds)
Então o endereço actual diz respeito a uma feed do site em questão. Podem copiar/colar esse endereço para usar no vosso programa – já vamos ver mais à frente como.
Se estiverem a usar o Mozilla Firefox, então há ainda uma última maneira. Se a página estiver bem construída, então sempre que houver feeds num site um ícone laranja irá aparecer na barra de estado, no canto inferior direito do ecrã.
Com certeza já deve ter visto as palavras RSS ou Atom associadas a uma feed. Isto diz respeito ao formato da feed, que para o utilizador final será um pouco irrelevante. Há sites que optam por fornecer mais do que um formato já que há leitores que só lêem um dos dois. Existem várias versões dos formatos: Atom 1.0, RSS 1.0, RSS 0.92, RSS 2.0, etc.
Eu aconselho a escolher sempre o RSS 2.0, visto que é um formato bem construído, simples e suficiente para a maioria dos casos. Apesar do Atom 1.0 ser um formato mais descritivo, é mais recente, logo pode não estar tão bem suportado pelos vários programas agregadores disponíveis.
Há várias maneiras de as usar. Pode usá-las num programa agregador ou num site agregador.
Vou agora mostrar os passos necessários para adicionar uma feed/um alerta a vários programas recomendados. O Mozilla Thunderbird, o Mozilla Firefox e o Lektora.
Para além destes existe ainda o FeedDemon – que não recomendo, uma vez que é pago e usa o motor do IE, logo está tão vulnerável como o próprio browser.
Um agregador que me parece muito bom pelas críticas que leio e pelas imagens disponíveis no site é o NetNewsWire, disponível apenas para o Mac OS X. Ainda não o testei porque –ainda – não possuo um Mac.
Para uma lista mais completa de programas agregadores, consulte a página da Wikipedia.
Mozilla Thunderbird v1.0.6
http://www.mozilla.org/products/thunderbird
Para adicionar uma feed ao Thunderbird, primeiro precisa de criar uma conta de RSS. Para isso, siga os seguintes passos:
File » New » Account
Depois deve seleccionar RSS News and blogs, como se vê na imagem:
Introduza um nome que descreva o grupo de feeds que irá colocar nesta conta.
Como exemplo, introduzi Alertas.
Agora poderá seleccionar o grupo Alertas e clicar em Manage Subscriptions como ilustrado na imagem.
Quando lhe aparecer a seguinte janela, deve clicar em Add
E nesta deverá inserir o URL da feed que deseja adicionar – já vimos em cima como obter o endereço, veja a secção Como é que as identifico?
Et Voilá! Já está.
Agora sempre que houver uma nova entrada ou entradarápida será notificado pelo Thunderbird.
Para adicionar novas feeds, basta obter o endereço da feed e adicioná-la da mesma forma.
Mozilla Firefox v1.0.6
http://www.mozilla.org/products/firefox
Para adicionar ao Mozilla Firefox, basta clicar no ícone laranja no canto inferior direito, e seleccionar a feed desejada. Depois pode adicionar o Marcador Activo à sua Barra de Marcadores, assim poderá aceder aos últimos items de cada feed num piscar de olhos. No entanto, o Firefox não marca os items já lidos.
Ok, também há a solução para si! :D
Existe um plugin, extensão, aditivo – enfim... chamem-lhe o que quiserem – que funciona em vários Sistemas Operativos – Win, Linux, MacOS – sobre o Firefox e o Internet Explorer. É ideal para quem não quer mudar de browser, já que permite ao velhinho Internet Explorer se transformar num verdadeiro agregador. O bom disto é que a lista de feeds é centralizada, isto é, todas as alterações feitas no Firefox serão visíveis também no IE. Aqui fica a apresentação do Lektora.
Lektora v1.0.6
http://www.lektora.com
Ao instalarem o binário disponível no site, este configura os vossos browsers (Firefox e Internet Explorer) para sempre que abrirem a página de uma feed, vos ser mostrada a opção de adicionar essa feed à vossa "colecção". Muito útil, dada a quantidade de formas que há para subscrever uma feed, esta parece ser uma das mais imediatas.
Como podem ver, para adicionar uma feed ao Lektora, basta clicar nos botões laranja ou colocar o endereço da feed – ver no topo da entrada como identificar uma feed – na barra de endereços do browser.
Serão brindados com esta página:
Aqui ficam agora alguns screenshots do Lektora em funcionamento.
A visualizar os items de uma feed.
Items de todas as feeds arquivados por dia.
A gestão de feeds. Adicionar, Organizar e Partilhar.
Esta solução é a indicada para quem gostava de experimentar esta nova tecnologia mas quer continuar a usar o Internet Explorer como browser... ainda que eu o recomende vivamente a mudar, ninguém é obrigado a fazê-lo.
Aqui fica uma lista de sites recomendados
Deixo agora aqui uma lista de feeds sugeridas para começarem já a construir a vossa coleccção. ;)
Notícias
Blogs
Humor
Miscelânia
Caso tenham ficado com dúvidas não hesitem em deixar um comentário que tentarei ajudar, na medida do possível. :)
Aqui fica o meu contributo para a causa das Feeds na Internet. :)
Ivo Gomes on wed, 19 jul 2006 05:01
andr3 on wed, 19 jul 2006 09:21
Vê lá se a PT não está a devolver os posts todos portugueses...
Acho é que vou unificar todas no mesmo url.. e uso o "pt" / "en" para decidir quais os quickposts a mostrar. De resto mostra sempre as entradas todas do blog.
Obrigado pelo report. :)
Comments have been disabled
Sorry about that.
Feel free to engage with me via twitter.
Tweet to @andr3