an ordinary blog — andr3.net

rss feed

my lifestream rss feed

are you tired of this? then return to latest posts

Wordcamp Lisboa 2011 — Speaking!

Well, I'm going to go out on a limb here and write this in Portuguese since it's about an event in Lisbon where I'll be speaking... in Portuguese. I hope you understand. ;-)

Logotipo e decoração do site do Wordcamp Lisboa 2011Copyright © 2011 — Wordpress Portugal — All rights reserved.

Bom... alguns de vocês já devem ter reparado ali no gráfico persistente no fundo do site. É verdade, vou falar no Wordcamp Lisboa 2011! E é já no próximo sábado, dia 24, na Universidade Lusófona de Lisboa.

O programa está carregado de oradores portugueses e outros internacionais bastante sonantes no panorama do Wordpress e da Web. Estou especialmente ansioso por ouvir o fantástico Scott Berkun (Como é feito o Wordpress.com?), o mítico e grande amigo Hugo Baeta (Como desenhar um site com WordPress.com), o Isaac Keyet (Wordpress em Dispositivos Móveis), a Ana Silva (A arte da vida em forma de blog) e outros como o Nuno Morgadinho e o Paulo Faustino.

É por isso com imenso orgulho que noto que me colocaram a fechar o dia que, repito, está carregado de oradores brilhantes. ;-)

Há vários temas a serem cobertos e certamente haverá ali lições valiosíssimas a tirar para o dia-a-dia de quem trabalha na web. Mas não só... todos nós somos utilizadores da Internet e mais cedo ou mais tarde vamos querer contribuir para este ethos.

Quanto a mim, vou falar de Direitos de Autor, o que significa mais uma aparição do Dr. Copyright. :-) Não vai ser a repetição da talk do Codebits IV mas sim uma adaptação da mesma ao mundo do Wordpress. E vai ter novidades... ;-)

Ficam aqui com a descrição da apresentação, mas vejam no site o programa completo e inscrevam-se. O preço é uma pechincha para um evento deste calibre, apenas €30.


Dr. Copyright ou Como eu deixei de me preocupar e passei a adorar licenças permissivas (link)

Todos os dias vemos artistas talentosos e criativos a serem vítimas de direitos de autor restritivos. As pessoas vivem fascinadas pelo poder que a Web nos dá de exporem o seu trabalho, mas a possibilidade desse mesmo trabalho ser roubado e abusado por outros faz com que esses artistas se tornem extremamente possessivos em relação ao que publicam online.

Em meros instantes, podemos facilmente criar uma galeria online ou um blog no wordpress.com e ter mais olhos a passar pelo nosso trabalho do que um artista bem reputado numa galeria de arte IRL.

Mas há um senão. As pessoas podem roubar o vosso trabalho. A natureza da web diz-nos que tudo o que chega ao browser, pode ser copiado, guardado e, se assim o quiserem, republicado.

Como é que podemos evitar que o nosso trabalho seja abusado por pessoas mal intencionadas?

Mais… como encontrar e re-utilizar trabalho de artistas excelentes sem lhes violar os direitos ou prejudicá-los?

No final desta sessão, terão ouvido histórias que ajudarão a compreender o mundo dos direitos de autor e os porquês duma partilha activa online. Terão visto também ferramentas que podem usar para tornar esta tarefa mais fácil e habitual.

Vemo-nos lá?

Adicionem já o evento ao vosso calendário (.ics).

Comments

↑ top